domingo, 26 de junho de 2011

E o Credito de Cobrança Duvidosa ou Malparado, volta perigosamente a crescer!

Depois de no passado mês se ter assistido a uma ligeira recuperação no montante dos valores em Cobrança Duvidosa, por efeitos dos habituais ajustamentos (write-offs) que as Instituições Financeiras sempre fazem no final de cada Trimestre, eis que com Abril volta de novo a dinâmica imparável do crescimento do Crédito de Cobrança Duvidosa.
Infelizmente esta situação irá perdurar por todo este ano e, pelo menos, por todo o próximo.
Não vejo efectiva vontade das Instituições Credoras abordarem os seus clientes em dificuldades, perceberem a realidade de cada Família e a partir dai, propor uma solução há medida de cada agregado familiar. Desta forma, salvaguardariam o capital mutuado, o valor das provisões e dos “write-offs”.
Mas com o agudizar das dificuldades que as medidas restritivas irão inevitavelmente exponenciar, talvez esta visão egocêntrica venha a mudar e a racionalizar-se um procedimento que há muito deveria ter sido adoptado.
Não será também estranho a todo este processo, a falta de conhecimentos e experiência dos agentes decisores dentro das Instituições Financeiras, no que concerne ao tema do Endividamento das Famílias e às formas consistentes de o resolver. Se não no todo, pelo menos em parte.

Sem comentários:

Enviar um comentário