O CALVÁRIO DE COSTA
Acabou de começar o "calvário" de Costa! Há poucos minutos.
Será um governo de meses! Poucos!
A sede e a ganância do poder, turvaram a racionalidade ao Partido Socialista e a Costa que o encabeça.
Não conseguiram perceber, que estando o PS na oposição, seria o "fiel da balança" em todos os diplomas que Passos e o seu governo quisessem ver aprovados. Seria do PS sempre a última palavra! No limite, a aprovação iria sempre ao encontro da maior parte das pretensões do PS.
O PS e Costa, ou não perceberam a real importância que poderiam ter num xadrez politico que claramente perderam, ou a tal febre inebriante de poder a qualquer preço, atirou-os para esta aventura.
O "calvário" de Costa começou!
Por um lado, irá ter um Presidente da República (este sim em gestão) a fazer-lhe uma marcação cerrada. A maximizar todos os prazos e a solicitar todos os pareceres. Por outro lado, irá ter os comunistas - com quem o PS não se entendeu - e um partido de protesto - a fazerem-lhe a "vida negra".
Quer os comunistas quer o outro partido de protesto, nunca afinaram pelos ideais europeístas. Assim sendo, ninguém entende como é que irão votar favoravelmente um conjunto de iniciativas, particularmente aquelas que derivam do PEC e de outros compromissos europeus.
Estará Costa à espera de alguma "redenção"? Na politica nunca houve lugares para redenções mas sim para demissões!
"A porta é estreia e o caminho apertado" - Mateus. E não vejo Costa com capacidade para calcorrear este caminho, sinuoso e com armadilhas a espreitar a cada curva.
Escolheu mal o caminho! Faltou-lhe inteligência e não entendeu que já é um "zombie". A morte cerebral, é só uma questão de tempo. Pouco!
Depois, irá emergir Passos como o salvador da Pátria!
Costa afundar-se-á. Inevitavelmente! E com ele, arrasta o PS.
Os militantes, simpatizantes e votantes, nunca lhe irão perdoar a aviltante traição de que foram alvo. Particularmente no que concerne ao "acordo" (que não foi acordo), mas outra coisa qualquer, com o seu ancestral antípoda comunista. Nem no nome, os dois partidos se entenderam! Nem na apresentação da Moção de Censura. Então no que se irão entender? Os comunistas (admito) que possam fechar os olhos, engolir alguns (muitos) sapos (um por cada deputado seu) e votar favoravelmente o OE de 2016, com a devida ajuda duma dose cavalar de Alka Seltzer (avisar desde já a Bayer para incrementar a sua produção). Mas, depois, surgirão os problemas, porque inevitavelmente irão surgir.
A diferença entre um conceito social democrata de democracia e o conceito estalinista, não deixa margem de manobra para outro cenário.
Costa começou hoje o seu "calvário"! Mas não tenhamos pena. Foi ele que escolheu o caminho.
Outro sim, faço votos para que o seu "calvário" seja breve. Muito breve. Para bem de todos os portugueses e do próprio PS, pois quanto mais longo for o "calvário" mais penoso será para o PS.
Sem comentários:
Enviar um comentário